Skip to main content
Tipos de Planos de Saúde

Tipos de Planos de Saúde

Segundo a ANS existem dois Tipos de Planos de Saúde que sãoo divididos em planos de saúde individual/familiar e planos de saúde coletivos.  O plano de saúde individual/familiar é contratado por pessoas físicas, com a opção de incluir dependentes.

Existem dois tipos de planos de saúde coletivos: o plano de saúde empresarial e o plano de saúde coletivo por adesão.  O plano de saúde empresarial é contratado por pessoas jurídicas, que possuem CNPJ, nesse plano é possível incluir a partir de 2 duas pessoas até um grande número de colaboradores.  O plano de saúde coletivo por adesão normalmente é formado por empresas ou associações, são essas empresas ou associações que determinam as regras do plano de saúde.

Em todas as opções de planos de saúde é necessário se atentar a algumas características:

  • Se houver a pretensão de ter filhos é necessário verificar se o plano de saúde cobre a assistência a gestantes e se possui maternidades.
  • Caso o titular ou seus dependentes apresente algum tipo de doença crônica será necessário verificar se o plano de saúde escolhido cobre internações em hospitais, pois existem planos de saúde que só cobrem consultas e exames.
  • Na hora da contratação é importante determinar se em caso de internação prefere a acomodação particular ou enfermaria.
  • Outra opção dos planos de saúde é a possibilidade de incluir um plano de assistência odontológica.
  • É fundamental determinar se a melhor opção é um plano de saúde com assistência nacional ou apenas no estado onde moram.
  • Caso os associados realizem viagens internacionais é necessário verificar se o plano de saúde oferece cobertura internacional.
  • Verificar se o plano de saúde escolhido cobre os hospitais, clínicas e laboratório de sua preferencia ou se existe um hospital próximo de sua residência ou trabalho que seja credenciado com o plano escolhido. Caso o plano de saúde não atenda o hospital de sua preferencia é necessário verificar as opções de reembolso que o plano de saúde oferece.

Outra categorização dos planos de saúde individual, plano de saúde empresarial e plano de saúde coletivo é a opção de coparticipação. O associado precisa determinar se prefere pagar um valor mensal fixo mais alto para cobrir todas as suas despesas médicas ou se prefere desembolsar um valor mensal mais baixo e quando houver a necessidade de realizar algum procedimento médico pagar uma pequena taxa de coparticipação por cada procedimento. Em caso de coparticipação é necessário verificar junto à operadora de plano de saúde quais procedimentos geram coparticipação e qual o valor cobrado por cada procedimento.

A planos de saúde online trabalha com todos os tipos de planos de saúde, buscando as melhores acomodações e valores exclusivos. Solicite uma cotação.

Procure um Corretor de Plano de Saúde

Um corretor é um profissional treinado com conhecimento sobre leis, operadoras e seus planos. Dessa forma, um Corretor de Plano de Saúde poderá lhe ajudar a escolher o melhor plano de saúde considerando sempre o custo x benefício e suas necessidades pessoais.


Faça uma Cotação sem Compromisso